Sabemos que é através dos sentidos que as crianças começam a se comunicar e a estabelecer relações com o mundo que as cerca, desde seu nascimento. A percepção sensorial é uma função cerebral, interpretamos o mundo através dos sentidos, por isso as crianças em período de aprendizagem precisam de atividades sensoriais para aprenderem com mais consistência e criatividade.
A estimulação da percepção sensorial deve ser trabalhada desde a educação infantil. Toda atividade que permite a criança viver experiências sensoriais desenvolve a percepção de si e do meio que a cerca.
Além disso, estimular a percepção sensorial com sabores, sons, cheiros e texturas em atividades escolares, favorece o desenvolvimento da criatividade e da inteligência. Também ajuda a identificar possíveis deficiências precocemente, o que é fundamental para o tratamento das mesmas.
A aprendizagem ocorre a partir dos estímulos aos quais as crianças são expostas, por isso a percepção sensorial deve ser amplamente explorada na escola.
Atividades sensoriais estimulam a criatividade e também são importantes para o desenvolvimento emocional das crianças. Através do contato com diferentes texturas e estímulos, elas aprendem a lidar com suas emoções e sensações e a expressá-las de maneira adequada. Também podem ajudar no desenvolvimento da empatia e da amizade, uma vez que as crianças aprendem a reconhecer e respeitar as diferenças entre si e entre os outros.
Outro ponto importante nesse tipo de atividades é o desenvolvimento da coordenação motora fina, por meio de atividades de toque as crianças fazem pequenos gestos que fortalecem musculaturas essenciais no domínio e controle do corpo para realizarem movimentos mais precisos e cuidadosos, por exemplo, ao brincarem com separação de grãos, pegando um a um com as pontas dos dedos.
Existem diversas atividades que podem ser realizadas na educação infantil para trabalhar as sensações. Algumas delas incluem a brincadeira com massinhas, a pintura com as mãos, a exploração de diferentes cheiros e sabores, a criação de texturas com diferentes materiais, a brincadeira com instrumentos musicais, culinárias, entre outras.
É importante ressaltar que a exploração sensorial deve ser realizada de forma segura e supervisionada por um adulto. É preciso estar atento aos materiais utilizados nas atividades e garantir que eles sejam adequados para a idade das crianças e que não apresentem riscos à saúde.