Desenvolvimento infantil em contato com a natureza 


O contato com a natureza pode ter um impacto positivo no desenvolvimento infantil em várias áreas, como o desenvolvimento físico e motor, cognitivo, emocional e social. Aqui estão alguns exemplos:

Desenvolvimento físico e motor: A exposição à natureza pode incentivar as crianças a correr, pular, rolar, rastejar e escalar o que contribui para o fortalecimento muscular e melhora a função cardiorrespiratória e o simples fato de estar ao ar livre ajuda a fortalecer a imunidade e reduz risco de desenvolvimento de alergias.

Desenvolvimento cognitivo: A natureza oferece muitas oportunidades para a aprendizagem e a exploração, as crianças aprendem sobre as plantas, animais e ecossistemas, estimula os sentidos devido a variedade de texturas disponíveis e pode ser um ambiente calmante, que contribui para um bom desenvolvimento de atenção e concentração.

Desenvolvimento emocional e social: O contato com a natureza contribui para as crianças se sentirem mais calmas e felizes, reduzindo o estresse e a ansiedade e promove ideias de compartilhamento e cooperação entre elas. Além disso, estar ao ar livre pode abrir inúmeras possibilidades de atividades favoráveis ao desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

Portanto, é importante que as crianças tenham a oportunidade de passar tempo ao ar livre e em contato com a natureza. Isso pode ser alcançado por meio de atividades como caminhadas, acampamentos, piqueniques, passeios no parque de bicicleta ou a pé, viagens à praia ou fazendas e etc.

Todos nós devemos ser facilitadores e promotores desses momentos para as crianças, sendo assim é importante que os pais sejam o exemplo, incentivem e apoiem seus filhos a se envolverem em atividades ao ar livre!

Seguem algumas dicas de locais na cidade de São Paulo para passeios nos fins de semana:

– Parque Ibirapuera

– Parque das Bicicletas

– Parque do Povo

– Instituto Butantan

– Parque da Água Branca

– Parque da Cantareira

– Horto Florestal

– Parque da Independência (Museu do Ipiranga)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *