Desfralde com respeito

           Muitas vezes nos deparamos com algumas perguntas: “Quando meu filho vai desfraldar? Qual o momento certo?”. Se você também se questiona em relação a isso, não se preocupe! Vamos conversar um pouco sobre esse assunto.
           Em primeiro lugar o que precisamos saber é que o desfralde não deve ser programado por um adulto pois o controle esfincteriano é adquirido e não ensinado, ele depende do amadurecimento neurológico do ser humano. E esse processo possibilitará maior autonomia, convívio social, autoestima e conhecimento do próprio corpo, mas o ganho deve ser da criança, a fralda não é removida, a fralda é deixada. Logo, não existe idade certa ou errada, o importante é observar o desenvolvimento físico, neurológico e emocional da criança para entender se de fato ela está pronta e nosso papel deve ser principalmente apoia-la e encorajá-la, não treiná-la.
           A maturidade física pode ser demonstrada com alguns sinais, como subir e descer escadas alternando os pés, pular tirando os dois pés do chão, tirar a própria roupa, permanecer mais tempo com a fralda seca ou se incomodar com a fralda suja.
           Já a maturidade neurológica é alcançada quando eles começam a avisar que querem fazer xixi ou cocô, pois demonstra que a criança está começando a conhecer o próprio corpo e suas necessidades fisiológicas, e também compreende o que o adulto diz e passa a entender as ações que envolvem “ir ao banheiro”: dirigir-se a ele, baixar a calça e cueca ou calcinha e sentar no vaso, depois pegar o papel, limpar-se, vestir-se e lavar as mãos. Complexo não? Imaginam a maturidade cerebral necessária para seguir toda essa sequência? Pois bem, não esperem algo que seu filho ainda não consegue realizar, será frustrante para você e pode prejudicar seu filho exigir algo que ele não tem capacidade para fazer.
           O emocional de uma criança entre os 2 e 3 anos está em pleno desenvolvimento, ela está se entendendo como ser humano, fortalecendo sua autoestima, compreendendo sua relação com o mundo e com ela mesma, por isso é tão importante respeitarmos cada um em sua individualidade e sermos sensíveis aos sinais desse emocional e não nos precipitarmos com o desfralde que é algo tão íntimo.
           Esses três aspectos citados acima nem sempre ocorrem juntos, eles podem ocorrer em momentos diferentes, mas a criança só estará realmente pronta quando ela alcançar maturidade nos três.
           Ao longo de muitos anos de experiência notamos também que é pouco comum uma criança desfraldar caso ela esteja passando por qualquer outra mudança em sua vida, como troca o berço por cama, troca de quarto, divórcio dos pais, casos de luto, nascimento de um irmão, ingresso na escola, retirada da chupeta ou quaisquer situações que possam influenciar no emocional dela.
Quando essa é uma conquista ativa da criança, quando parte de um processo natural interno dela, a criança sente que essa conquista é real e única, e aí sim, seu senso de autocapacidade e autoestima serão fortalecidos. Viva isso com amor e alegria. É mais um passo na evolução da sua criança, é mais um passo na conquista de sua independência. Mostre todo o seu amor, acompanhe o processo, incentivando a atravessá-lo.
           Seguem algumas orientações para quando esse momento chegar:
– escapes são normais portanto nunca puna, dê bronca ou apelide a criança e sim garanta que ele(a) se sinta acolhido(a) e seguro(a) quando isso acontecer;
– não comente com outras crianças ou adultos sobre os escapes, isso envergonha, expõe sua intimidade e abala a autoestima da criança. Não compare seu filho(a) com ninguém, cada ser é único;
– não comemore, bata palmas ou dê recompensas quando ele(a) fizer xixi ou cocô no vaso. Você pode falar sobre a conquista da criança sim, mas focando sempre nela e não em como você adulto se sentiu por isso, por exemplo diga: “Você deve estar orgulhoso(a) por ter feito xixi no vaso!”;
– não force a criança a permanecer sentada se não estiver com vontade;
– se iniciar o processo e ver que seu filho(a) ainda não estava pronto, volte atrás sem culpa, não tem problema esperar mais um pouco, respeite o momento.
           E contem com nosso apoio, estaremos lado a lado com vocês. Quando começarem a notar alguns sinais de que seu filho(a) está pronto, nos procure e alinharemos a abordagem de desfralde que atende sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *