Desmistificando a rotina

SERÁ QUE ELA AJUDA OU ATRAPALHA?

A palavra “rotina” pode parecer forte e imperativa, pois já pensamos em algo que será colocado de forma rígida ou algo que pareça uma obrigação a ser cumprida, mas atualmente os estudos nas áreas de pedagogia e psicologia mostram que criar uma rotina é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, então listamos neste artigo alguns pontos positivos.

Uma rotina estabelecida traz segurança e previsibilidade e ajuda as crianças a se sentirem mais confiantes e preparadas para enfrentar as diversas situações que surgem no seu dia a dia. Além disso, uma rotina bem inserida ajuda a criança a desenvolver hábitos saudáveis, como dormir bem, se alimentar adequadamente e ter tempo suficiente para brincar e se divertir.

E falando em previsibilidade, a rotina é uma boa aliada porque faz com que a criança consiga prever e compreender os seus afazeres do dia, sem pegá-la de surpresa e gerando certa ansiedade, pois acredite que se algo for previamente organizado trará bem estar e tornará o dia da criança muito mais produtivo e feliz.

Nesse sentido, a escola desempenha um papel importante e ajuda os pais na criação e manutenção de uma rotina adequada. A rotina escolar é uma importante referência para as crianças, pois nas escolas a sequência das atividades costuma ser bem consistente, desde a hora de chegar, as atividades que serão desenvolvidas, a hora da higiene, a hora do lanche e o horário de saída. Assim as crianças desenvolvem um senso de disciplina e organização, aprendem a serem responsáveis e comprometidas com as tarefas que precisam cumprir. Além disso, a rotina escolar pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, como o respeito a combinados e a colaboração com os colegas.

A escola também pode ajudar os pais a criar uma rotina em casa, oferecendo orientações e sugestões sobre horários adequados para atividades como a alimentação, o sono e as atividades lúdicas. Além disso, os professores podem trabalhar em conjunto com os pais para estabelecer uma rotina de estudos adequada para as crianças, de modo que elas possam aproveitar ao máximo o tempo de estudo e garantir um bom desempenho escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *