“Ler é ganhar asas para o mundo…”

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, também contribui na formação do pensamento crítico, estimula a imaginação, aumenta vocabulário e ajuda na escrita, logo acreditamos que a leitura deve fazer parte do dia a dia delas desde muito antes de serem alfabetizadas.

Além disso, o universo das histórias amplia o repertório de mundo e cria condições favoráveis para as crianças lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas. É através da comunicação que elas se conectam com o mundo e é por meio das histórias que expressam as descobertas e os aprendizados, construindo a identidade e a memória.

Os benefícios se estendem para o fortalecimento de vínculos afetivos quando o momento é compartilhado e para as habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e como lidar com eles.

Aqui na nossa Escola a roda da leitura faz parte da rotina em cada turma e buscamos livros que instigam um comportamento mais investigativo, uma reflexão apurada e que proporcionem oportunidades de expressão individuais e coletivas.

Em casa a família precisa se atentar à leitura por vezes desprovida dessa intenção, mas priorizar momentos que promovam a aproximação entre os familiares.

Pode-se escolher livros que cuidam de uma necessidade imediata, que contemple exatamente aquilo que estão vivendo, livros dentro do universo de interesse da criança ou da família como um todo, por exemplo.

O fato é que escolher os títulos a serem lidos com os pequenos nem sempre é uma missão simples. Será que basta olhar a idade indicada na contracapa? Ou se o livro tem muita ou pouca ilustração? As perguntas são muitas e a responsabilidade é grande. Afinal, queremos fazê-los se apaixonarem por essa prazerosa atividade, assim como nós. 

Existem algumas dicas valiosas para executar com êxito essa tarefa, como a seleção de obras de autores reconhecidos no meio literário, diferentes gêneros textuais que propiciem o contato com uma linguagem mais elaborada e com temas que despertem a atenção de todos, valorizar a presença de descrições ricas, a mistura de mistério e comédia e os estímulos à imaginação. Porém, com a produção de livros infantis a todo vapor, é fácil se perder na quantidade de opções. 

1 a 3 anos:

O quem tem dentro da sua fralda – Guido van Genechten – Brinque- Book

Somos uma família – Little Tiger Press – Editora Tiger Tales

Clara – Ilan Brenman e Silvana Rando – Brinque-Book

Jacaré, não! – Antonio Prata e Talita Hoffmann – Ubu Editora

O guarda-chuva – Dieter Schubert e Ingrid Schubert  – Brinque-Book

Três ursos – Cliff Wright – Ubu Editora

O homem que amava caixas – Stephen Michael King – Brinque – Book

4 a 6 anos:

O que é preciso para ser rei? – Tino Freitas e  Leo Cunha – Ed. Pequena Zahar

A menina que amava as plantas – Xu Lu – Editora Cai Cai

Se eu tivesse asas – Guilherme Karsten – Editora Brinque Book

A menina que morava no chuveiro – Antonio Prata – Ubu Editora

Eleição dos Bichos – André RodriguesLarissa Ribeiro, Paula DesgualdoPedro Markun – Editora Companhia das Letrinhas

Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otavio Roth – Editora Salamandra

Valente como um rato – Nicolò Carozzi – Vr Editora

João e o Balão – Maria Eduarda Simonsen – Editora Brilho Coletivo

Esperamos que todos aproveitem essa imersão no mundo da literatura! Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *